segunda-feira, 11 de outubro de 2010

JESUS, A LOUCURA E A FRAQUEZA DE DEUS

Paz queridos essa é mais recente, uma reflexão da Palavra pregada no culto dos Jovens da minha amada Igreja Batista Missionária em Piedade dia 09/10/2010.

1 Coríntios 1:21-23
Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.

Os judeus, povo escolhido por Deus, esperavam um Messias Rei, que antes de qualquer coisa faria uma libertação política, pensavam numa figura poderosa, montada num grande cavalo que chegaria com força destituindo qualquer rei que estivesse no trono. Do ponto de vista sobrenatural, pediam de Jesus um sinal, por serem práticos, gostavam de fatos concretos, nada de pensamento especulativo, ou apenas palavras. (Mt 12:38-40)
Sob a luz do passado, do que tinham ouvido Deus ter feito aos seus antepassados, não concebiam a imagem de UM MESSIAS CRUCIFICADO, SEM BELEZA OU FORMOSURA, ERA FRAQUEZA TOTAL!

Paulo escreve esta carta para uma igreja que era na sua maioria formada por gregos, a igreja de Corintíos, centro comercial muito famoso da época. Os gregos eram conhecidos por sua idolatria, pelo seu politeísmo, pelo seu comportamento sensual e prostituição, por amarem e buscarem acima de qualquer coisa, ao contrário dos judeus, a sabedoria e as filosofias especulativas. (At 17:21)
A busca pela sabedoria era tão grande naquela época que em Atenas, centro religioso greco-romano, havia o Areópago, lugar separado apenas para o debate filosófico, de onde saíram alguns sofismas que até hoje pairam sobre a humanidade, como o epicurismo: A busca da tranquilidade como bem maior; e o estoicismo: estar livre de paixão e aceitar tudo na vida passivamente como destino inevitável e impessoal, qualquer semelhança com seitas de hoje em dia não é mera coincidência.
Ninguém era mais honrado na sociedade dos coríntios do que os sábios e o gregos de forma geral olhavam para outras culturas de cima para baixo.
PARA ELES UM MESSIAS, UM FILHO DE DEUS DEIXAR SER CRUCIFICADO COMO REVELAÇÃO DE SEU AMOR ETERNO,ERA LOUCURA !

Continua na próxima postagem...

Nenhum comentário: