segunda-feira, 11 de outubro de 2010

JESUS, PODER E SABEDORIA DE DEUS

Continuação da reflexão:

1 Coríntios 1: 24-28
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são.

Paulo continua falando aos coríntios de um chamado eficaz, ou seja, um chamado que tem uma resposta nossa, mas para os que são chamados " e Obedecem", O MESSIAS CRUCIFICADO É PODER, o poder desse Messias sobre a cruz nos libertou do poder do pecado, agora temos opção diante do pecado, agora estamos livres da morte eterna , o homem que é chamado tem opção diante do céu ou inferno.
Ainda direcionado ao Corintíos, Paulo não estava falando contra educação, ou qualquer tipo de conhecimento que desenvolve o raciocínio humano, mas ele estava combatendo contra a sabedoria que ensoberbece o homem e o faz pensar que é superior a outros e auto suficiente." A sabedoria do mundo não podia encontrar Deus, nem continha poder sobre o mal, por mais que o buscassem. A crucificação provou que a LOUCURA DE DEUS, na opinião dos gregos, era VERDADEIRA SABEDORIA DE DEUS.
" O que o homem orgulhoso costuma apelidar de de LOUCURA, é mais SÁBIA do que os homens, e de qualquer coisa que haja nele. O Messias sofredor, pendente da cruz, parece fraco. Mas essa FRAQUEZA exibida por Deus é mais FORTE do que os homens e do eles podem produzir".
Os judeus buscavam o sinal que estava na frente deles e os gregos que amavam tanta sabedoria não conseguiram discernir a verdadeira sabedoria.

MAS DEUS ESCOLHEU...
Nos últimos 2 versículos de nossa palavra, Paulo repete 3 vezes Deus escolheu, para que fique claro a iniciativa de Deus nessa história, as coisas loucas não se tratam de pessoas com deficiência mental, mas no texo o neutro grego deixa claro que o que estava nessas pessoas, seu conteúdo era louco, para confundir significa envergonhar, os sábios daquela época que nós já sabemos quem são.
Os que tem pouca força física, as humildes, ou seja simples , as que o mundo despreza, as com baixo nascimento,as que não tem um sobrenome popular ou riquezas familiares, DEUS ESCOLHEU, para aniquilar,reduzir a nada, as que são.

Você mesmo que acaba de ler essa última de 2 postagens, Deus escolheu você para ser dele, e ser sua boca, seu sal e luz neste mundo, não importa quem você seja, como esteja ou onde esteja, Deus escolheu você.

No amor de Cristo,
Müller de Oliveira.

Um comentário:

Fagner Maia disse...

Very good!!!Como sempre,pelo Espírito! ")